17 de junho de 2011

Quer conversar?











Quer falar sobre o assunto? Quer ajuda? Pode falar. Vou te ouvir com a maior atenção do mundo. Essa nossa vida é tão corrida, né? Talvez esteja realmente faltando mais diálogo entre você e eu. Somos obrigados a capitalizar nossa vida de uma forma tão descontroladamente insana que nos esquecemos da nossa engrenagem mãe - a conversa, a intimidade, o desabafo. Fala comigo o que te aflige, o que te faz sentir aquele frio na barriga, aquilo que te faz perder o sono. Me conta sem medo, todo mundo tem medo, mas precisamos falar, gritar, berrar. Conversar faz bem, alivia a alma, seca as lágrimas do coração, faz cantar os passarinhos dentro da nossa cabeça.


Tem momentos que a gente realmente só precisa de um bom par de ouvidos, né? As coisas começam a desandar, você fica preocupado, quer falar, ninguém pra ouvir. Os que ouvem interpretam você como se fosse um monstro. É estranho, diferente e anormal essa aversão que o ser humano tem pelo seu semelhante. Não me venha com hipocrisia de fundo de butequim, baby! Todos nós, em algum momento da vida, sentimos algum tipo de sentimento não-tão-bom-assim por outra pessoa. Não existe alguém 100% gente boa. Todo mundo tem seus prós e contras - isso é a vida e é importante e é real. O que a gente não pode é esmorecer, deixar a peteca cair, o pneu murchar, a vida falar por você. Quem tem voz aqui é você. Fale. Expresse-se. Transforme sentimento em palavra. Isso é importante e não te deixa adoecer por dentro.


A vida vem me ensinando a falar cada vez mais aquilo que não me faz bem. O resultado é sempre bom, por mais que você perca ou se perca no caminho. O essencial é que você estará realmente ali quando expressar seu sentimento. Será sua essência chegando na frente e dizendo: "ei, isso aqui não tá certo, não! Vamos falar sobre isso e ver o que está fora do lugar". Quando a gente passa por situações difíceis fica complicado quebrar a carapaça e mostrar o que está sofrendo lá dentro, porque fazer isso não é tão simples quanto abrir uma porta. A alma humana é um cadeado que perdeu a chave. Estamos sempre em busca de algo mais, algo estranho, alguém que nos diga o que fazer. Talvez isso diminua nossa culpa, talvez isso torne tudo mais ameno, talvez você não precise se abrir para o mundo. Talvez, talvez, talvez. Acaba logo com esse talvez e mete a mão na massa. É complicadíssimo, eu sei, mas essa chave deve estar em algum lugar. 


Sabe... tem coisa que a gente deixa passar e vira uma bola de neve tão grande que ninguém consegue controlar. Eu tenho medos constantes que me aterrorizam todos os dias. Um em especial me faz gelar a espinha. Você acha que eu falo sobre ele? Nem falo. Vou falar. Estou me educando para isso, nem que seja preciso recorrer a um "profissional da conversa", vulgo psicólogo.


Será que tem alguém aí disposto a me entender?



 



“Aquilo que não vira palavra, vira sintoma!”

Sigmund Freud

2 comentários:

  1. E eu te amo toda e inteira e completamente!
    Te espero com o melhor sorriso (e as melhores vodkas) no próximo fim de semana!

    ResponderExcluir

Deu vontade de falar alguma coisa? Então FALE!