19 de agosto de 2011

Coisas que eu deveria saber





"Vai menina, fecha os olhos. Solta os cabelos. Joga a vida. Como quem não tem o que perder. Como quem não aposta. Como quem brinca somente. Vai, esquece do mundo. Molha os pés na poça. Mergulha no que te dá vontade. Que a vida não espera por você. Abraça o que te faz sorrir. Sonha que é de graça. Não espere. Promessas, vão e vem. Planos, se desfazem. Regras, você as dita. Palavras, o vento leva. Distância, só existe pra quem quer..."

Caio F.


Sou daqueles que pensa que existem coisas que deveriam vir num prático manual de instalação. Tudo bem detalhadinho, tudo no seu devido lugar. Informações deveriam vir gravadas num disco bem rígido em nosso continente cerebral, com sinapses bem encontradas e, ao mesmo tempo, muito distantes entre si. Acredito nessa beleza que deve ser viver uma vida cheia de liberdade. Liberdade que enche o peito e quase sufoca. Liberdade é estar vivo dentro de si próprio. Você pode estar amando ou não, namorando ou não, casado ou não, enrolado ou não. A liberdade independe disso tudo. Se você procurar o amor que você precisa em outras pessoas, a decepção será um fato constante em sua vida. Somos humanamente incapazes de "ser".



O fato é que você nunca encontrará o que está procurando no amor se você não amar a si mesmo. O amor é uma consequência de tudo aquilo que você amealhou durante todos esses anos. Podemos calcular as horas, a quantidade meias na gaveta, quantas calorias ingerimos num prato de macarronada, mas temos a incapacidade de calcular o tempo que perdemos tentando ser uma coisa diferente do que verdadeiramente somos. A grande piada nisso tudo é que a gente se engana, se machuca, aparece com o rosto e o coração todo arranhado no fim do dia e, mesmo assim, não desistimos de continuar sendo o que não queremos ser. Falar a verdade, ser nu e cru. Ser gente de verdade vivendo num mundo de gente de mentira. Eu sei que é difícil, mas não é impossível. Precisamos vencer as batalhas diárias que enfrentamos contra tudo aquilo que nos puxa para o fundo do poço. O egoísmo, a ganância, a falta de amor ao próximo. A vida sem movimento. Precisamos nos abastecer de sabedoria e informação para seguir em frente. Precisamos seguir sempre em frente.



Somos predestinados a viver uma utopia a cada amanhecer. O comercial da fábrica de maravilhas gordurosamente saborosas, o chocolate que deu certo no mercado, a calcinha que levanta o bumbum e te deixa tipo a Carla Perez quando colocou a busanfa no seguro - tudo isso quer te fazer um pouco mais ignorante e menos preocupado com o que vem pela frente. Enfrentamos desafios e queremos nos entregar nas primeiras dificuldades que aparecem. Somos covardes. Precisamos deixar de ser. Como fazer? Bota pra rodar. Põe a vida pra girar. Deixa o movimento te conduzir como um bom e velho amigo dançarino. Parados não podemos ficar e o caminho certo é aquele que te faz feliz. Piegas? Clichê? Quem te fez acreditar que pieguice e clichê não fazem parte do nosso imaginário? Vasculha tudo o que se perdeu de bom aí e verifica se grande parte não era um bom e velho clichê bem piegas. Aposto que sim.



Velhos amores, mágoas malditas e remodeladas. O perdão deixou de existir para vocês no dia em que decidiram viver num verdadeiro inferno. Amar é não ocupar-se do passado. É apagá-lo com uma borracha. Se não deu pra apagar, arranca a folha, joga fora e vai ser feliz com quem você realmente ama. Conveniências só enchem a barriga, o coração continua naquele mesmo deserto de cores. Vingança é um prato que se come com pedras na garganta. A gente engole junto toda a dor que causamos e isso, meu caro, é triste! Vivemos num mundo sem voltas, porque, mesmo que você volte pra cá em outras vidas, não será a mesma coisa. Será outra vida, outro tudo. Você está aqui para viver o presente, esse presente que você tem que construir. Se você destroi um sentimento, não poderá colar como você fazia com seus brinquedos quebrados. Seus pés estão indo no lugar de suas mãos e não sou eu quem vai deter o rumo dos acontecimentos. Aliás, nem quero. Todo ser humano nasceu com a incrível capacidade de raciocinar e decidir viver o que for melhor para o seu bem-estar. Se você quer deixar a banda passar, ótimo. Não faz diferença pra banda, porque a banda, independente do tempo que você precisa para se colocar de volta no universo, não vai parar para te esperar. A banda vai passar, assim como o rio, o vento, a devastação que os amores que deixamos escapar causam em nosso peito.



Respeito é uma coisa que a gente traz estampado na cara. Tem que ser item principal de fabricação. Tem que ser cheio de aplicativos e coisinhas o tornem cada vez mais ativo e participativo na vida de todo mundo. Não acho certo você chegar, desabar todos os seus dramas em cima de mim, eu ouvir tudo e tentar ajudar, gastar meu tempo analisando a situação e sofrendo junto, pra no fim de tudo você virar e dizer que vai se entupir de café. Respeito? Oi? Enfim, amigo é pra essas coisas, né? Para ouvir e não ser ouvido jamais. Seria mais fácil fazer como todo mundo faz: sorrir, cumprimentar, dizer que ama e nunca precisar passar por nenhuma situação de realmente ajuda. Mas eu não consigo ser assim. Se eu gosto de você, eu estou aqui. Se eu não gosto, você não me tem por perto. É uma matemática bem simples e objetiva.



Com amor não é diferente: você precisa aprender a lidar com ele para se dar bem na história. Entenda-se aqui que "se dar bem na história" quer dizer ser feliz com quem você ama, respeita e quer cuidar para toda vida. Tem dias que o céu fecha e fica tudo meio nublado, tem dia que chove uma chuva bem cheirosa, tem dia que cai aquela tempestade, tem dias que você quer uma piscina para refrescar o sol. É assim, no amor você tem que estar preparado para viver todas as estações, num mesmo dia, todos os dias.



Bom amor pra todo mundo!



A música é velha, a dancinha é brega, mas eu amei quando essa música foi lançada.
Fiquei séculos sem ouvir até que tocou na rádio há duas semanas.
Baixei e, desde então, ela faz parte da minha playlist.
Letra, melodia, tudo lindo!




Westlife - If I Let You Go





Um comentário:

Deu vontade de falar alguma coisa? Então FALE!